REDES DE APRENDIZAGEM
Esse curso foi criado para todos que enfrentam desafios com o uso da tecnologia na aprendizagem, entre eles a mudança de conceitos relacionados: ao ensino, o planejamento da formação de professores e a organização da sala de aula. Sabemos que o uso das TICs nos coloca diante de algumas situações que precisam ser trabalhadas na formação em serviço. Como temos lidado com isso?
FORMAÇÃO EM SERVIÇO - NTE ROLIM DE MOURA
Formadora: Aparecida Guidelli |
Grupo: Coordenadores do Lies da Zona da Mata |
REFLETINDO SOBRE MUDANÇAS
Ativ.1.4 – Reflexões sobre cenários de mudança
Através da
televisão e Internet as crianças e jovens recebem grande número de informações
e dominam com facilidade o uso e manuseio dessas novas ferramentas, diferentes
dos pais e professores que imigram para essa nova era, ou seja, precisam
aprender a manusear, conviver e aceitar todas essas mudanças.
Nessa era as
crianças recebem grande quantidade de informação e nem sempre tem maturidade
para refletir sobre elas, ou utilizar para seu benefício e nem sempre pais e
professores estão aptos a aliar essas informações com formação, ou seja,
utilizar de forma associada à aprendizagem escolar. Diante dessa dificuldade formamos
jovens com maturidade precoce, egocêntricos e sem formação de valores e ética.
Penso que a
família devido às mudanças das últimas décadas, preocupadas com a manutenção
financeira, utiliza o maior tempo no trabalho. A mulher ocupando cada vez
mais o mercado de trabalho delegaram a
educação dos filhos a escola principalmente, a televisão e as tecnologias.
Lembro que no
meu tempo de criança sonhávamos em ganhar de presente bonecas e os meninos carrinhos
no máximo de controle remoto, hoje as crianças desde cedo já exigem celulares
de última geração, Ipad, notebook etc. Esses equipamentos tornam - se as babás
eletrônicas do momento juntamente com a televisão. Até mesmo as formas de
brincar e relacionar-se mudaram. Não temos mais as saudosas brincadeiras de
pátio ou de rua.
Vemos um novo
cenário, pessoas cada vez mais centradas nos seus celulares e Ipads. Cria se
uma geração de solitários.
Videos interessantes: Quem são os nativos digitais?
Vídeo sugerido pelo módulo. Ciranda da Bailarina - "Procurando bem...todo mundo tem defeitos...só a bailarina que não tem...
Acesse o Módulo do curso
Atividade 1.1 - Refletindo sobre
a imagem da escola
Pesquisando Imagens no Google a
palavra aula, por curiosidade resolvi pesquisar aula 1913 e constatei que em
100 anos não mudou muito, a imagem de 1913 remete a uma aula de anatomia
caracterizada como um período academista, alunos organizados em fila, um
professor “ministrando” conteúdos. A diferença o antigo em preto e branco.
Quanto à palavra professor, no antigo, geralmente com roupas sóbrias e muita
seriedade. Atualmente imagens ligadas a quadro e giz. Em escola atualmente
imagens bem mescladas tanto imagens da escola organizadas de modo tradicionais
como organizações mais modernas em círculos por exemplo ou com uso das novas
tecnologias o que não garante o desenvolvimento da reflexão.
Circulando na escola no período
vespertino cuja clientela são na maioria adolescentes, observei que ainda
predomina as carteiras enfileiradas e a aula expositivas. Alguns professores
inovam utilizando as tecnologias, apresentações de trabalhos com slides, uso de
vídeos e pesquisas na Internet.
Essa forma de ensino conteudista
tem provocado a grande problemática que é a tradicional forma de copiar
conteúdos do quadro, exercícios de repetição e depois cobrados na avaliação.
Apesar das teorias demonstrarem
que essa não é a melhor metodologia para desenvolver um aluno ativo que
constrói conhecimentos, pois não possibilita aprendizagem cooperativa e o
diálogo, a práticas tradicionais ainda predominam nas escolas. Como caracteriza
Milton Santos estamos num período de crise na educação, os educadores precisam
assumir seu papel de agentes de mudança, para isso é preciso “reencantar” com a
educação, realizando trabalhos pedagógicos mais significativos para o contexto
atual, o uso da tecnologia de forma construcionista seria uma boa opção.
"Imagens de escolas"
"Imagens de escolas"
ESCOLA DE 1913