REDES DE APRENDIZAGEM


REDES DE  APRENDIZAGEM

Esse curso foi criado para todos que enfrentam desafios com o uso da tecnologia na aprendizagem, entre eles a mudança de conceitos relacionados: ao ensino, o planejamento da formação de professores e a organização da sala de aula. Sabemos que o uso das TICs nos coloca diante de algumas situações que precisam ser trabalhadas na formação em serviço. Como temos lidado com isso?


FORMAÇÃO EM SERVIÇO - NTE ROLIM DE MOURA

Formadora: Aparecida Guidelli

Grupo: Coordenadores do Lies da Zona da Mata




REFLETINDO SOBRE MUDANÇAS

Ativ.1.4 – Reflexões sobre cenários de mudança

Através da televisão e Internet as crianças e jovens recebem grande número de informações e dominam com facilidade o uso e manuseio dessas novas ferramentas, diferentes dos pais e professores que imigram para essa nova era, ou seja, precisam aprender a manusear, conviver e aceitar todas essas mudanças.
Nessa era as crianças recebem grande quantidade de informação e nem sempre tem maturidade para refletir sobre elas, ou utilizar para seu benefício e nem sempre pais e professores estão aptos a aliar essas informações com formação, ou seja, utilizar de forma associada à aprendizagem escolar. Diante dessa dificuldade formamos jovens com maturidade precoce, egocêntricos e sem formação de valores e ética.
Penso que a família devido às mudanças das últimas décadas, preocupadas com a manutenção financeira, utiliza o maior tempo no trabalho. A mulher ocupando cada vez mais  o mercado de trabalho delegaram a educação dos filhos a escola principalmente,  a televisão e as  tecnologias.
Lembro que no meu tempo de criança sonhávamos em ganhar de presente bonecas e os meninos carrinhos no máximo de controle remoto, hoje as crianças desde cedo já exigem celulares de última geração, Ipad, notebook etc. Esses equipamentos tornam - se as babás eletrônicas do momento juntamente com a televisão. Até mesmo as formas de brincar e relacionar-se mudaram. Não temos mais as saudosas brincadeiras de pátio ou de rua.
Vemos um novo cenário, pessoas cada vez mais centradas nos seus celulares e Ipads. Cria se uma geração de solitários.

Surge a necessidade de refletirmos sobre essa situação. Com afirma (TEIXEIRA, 2004, p.148) essa mudança é irreversível, e os conflitos que surgem entre gerações presente e do passado é natural.  E como então atrair os jovens para o contexto educacional? A melhor forma é então utilizar a televisão, Internet e as tecnologias do momento a favor da educação, transformando a linguagem atrativa dessas mídias em recursos pedagógicos, conseguir debater as informações num contexto interdisciplinar, e fazer dos acontecimentos sociais situações de debate e reflexão e formar cidadãos críticos tantos dos assuntos locais como globais. Precisamos todos se não sabemos estudar formas de como utilizar esses recursos a favor da educação, num processo coletivo, pais, sociedade e professores. A formação em serviço já é um bom começo.

Videos interessantes: Quem são os nativos digitais?












Vídeo sugerido pelo módulo. Ciranda da Bailarina - "Procurando bem...todo mundo tem defeitos...só a bailarina que não tem...



Acesse o Módulo do curso

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/storage/modulos/384/45552/redes_de_aprendizagem_-_guia_do_cursista/Redes_de_Aprendizagem_cursista04/cursista04.html



Atividade 1.1 - Refletindo sobre a imagem da escola

Pesquisando Imagens no Google a palavra aula, por curiosidade resolvi pesquisar aula 1913 e constatei que em 100 anos não mudou muito, a imagem de 1913 remete a uma aula de anatomia caracterizada como um período academista, alunos organizados em fila, um professor “ministrando” conteúdos. A diferença o antigo em preto e branco. Quanto à palavra professor, no antigo, geralmente com roupas sóbrias e muita seriedade. Atualmente imagens ligadas a quadro e giz. Em escola atualmente imagens bem mescladas tanto imagens da escola organizadas de modo tradicionais como organizações mais modernas em círculos por exemplo ou com uso das novas tecnologias o que não garante o desenvolvimento da reflexão.
Circulando na escola no período vespertino cuja clientela são na maioria adolescentes, observei que ainda predomina as carteiras enfileiradas e a aula expositivas. Alguns professores inovam utilizando as tecnologias, apresentações de trabalhos com slides, uso de vídeos e pesquisas na Internet.
Essa forma de ensino conteudista tem provocado a grande problemática que é a tradicional forma de copiar conteúdos do quadro, exercícios de repetição e depois cobrados na avaliação.
Apesar das teorias demonstrarem que essa não é a melhor metodologia para desenvolver um aluno ativo que constrói conhecimentos, pois não possibilita aprendizagem cooperativa e o diálogo, a práticas tradicionais ainda predominam nas escolas. Como caracteriza Milton Santos estamos num período de crise na educação, os educadores precisam assumir seu papel de agentes de mudança, para isso é preciso “reencantar” com a educação, realizando trabalhos pedagógicos mais significativos para o contexto atual, o uso da tecnologia de forma construcionista seria uma boa opção.
            
                                     "Imagens de escolas"


ESCOLA DE 1913

ESCOLA ATUAL


ESCOLA ATUAL

ESCOLA ATUAL