ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA RABELO
PROJETO: TROCANDO CARTA
Elaborado
por: Leonice Aparecida Leme
Disciplina:
Língua Portuguesa
Público
alvo: 9ºA e 9º B da escola Maria Rabelo
no Bairro Olimpico e 9ºA e 9º C da escola José Veríssimo na
linha 176
Supervisora:
Marlene
Diretora:
Maria Aparecida
Vice
diretora: Neide
“A
linguagem é o meio pelo qual o homem se comunica”
Justificativa
faz presente e necessária, ainda em lugares afastados dos grandes
centros urbanos esses meios ainda não estão ao alcance de todos.
Sendo assim, os alunos precisam de estímulos para colocarem em
prática o que aprendem na escola, já que cabe a mesma preparar o
educando para o meio social onde está inserido. As propostas
pedagógicas muitas vezes não satisfazem nem incentivam nossos
alunos a produzirem textos e nem de praticar a leitura, visto que
essas propostas encontram-se distantes da realidade deles.
Com base nisso, nós professores que estamos convivendo
diariamente com esta clientela, temos que buscar meios para
desenvolver nos discentes hábitos essenciais para o avanço na sua
aprendizagem, e já que nossa escola ainda não possui um laboratório
com computadores e com internet instalados e suficientes para o
atendimento aos nossos alunos, a carta informal foi um dos meios que
busquei para motivar meus alunos a trocar correspondência com
alunos de outra escola. É o terceiro ano que esse projeto está
sendo executado e em todas as vezes os resultados em relação à
aprendizagem foi fantástica,me motivando a repeti-lo todos os
anos, a fim de proporcionar aos meus alunos oportunidades de estarem
se comunicando com alunos de realidades diferentes, pois uma escola
é urbana e a outra é rural.
Sei que a carta informal será substituída brevemente
pelo Messenger e outros meios de comunicação, porém a experiência
adquirida e a satisfação que os alunos possuem em preparar sua
cartinha, desenhar no envelope, escrever um pensamento, uma poesia,
uma dedicatória ou até mesmo uma advertência em relação à letra
ou a outros probleminhas de ordem ortográfica, vão ser eternizados
e com eles a doce lembrança de momentos tão prazerosos que tiveram
ao se deleitarem à sombra das árvores lendo e relendo as cartinhas
dos colegas.
Objetivos
Incentivar
os alunos a escrever e a ler com prazer;Estimular
através do recebimento das cartas a reescrita de textos;Elevar
a auto-estima dos alunos;Conhecer
a realidade de alunos de uma escola de localidade diferente;Integrar
alunos com dificuldades de relacionamento;Instigar
o aluno a melhorar a letra e a se auto- corrigir;Transpor
a aprendizagem do aluno além dos muros escolares;Conhecer
e reconhecer um texto informal;Aprender
a preencher corretamente um envelope distinguindo o remetente do
destinatário;Saber
o que significa a sigla CEP e para que serve;Melhorar
o relacionamento entre aluno X aluno e aluno X professor estreitando
a relação;Ampliar
o conhecimento acadêmico e social do aluno, uma vez que o mesmo
se compromete com o outro;Despertar
a cidadania entre os alunos, já que os mesmos terão de pensar e
agir em conjunto para que as ações do projeto se realizem;
Metodologia
Fazer
uma sondagem entre os alunos, por isso é aconselhável desenvolver
o projeto no segundo ou terceiro bimestre.Procurar
fazer duplas levando em consideração as características pessoais
de cada aluno;A
preferência é que um aluno corresponda com uma aluna, levando em
consideração que terão mais assuntos para a troca de
correspondência;As
turmas terão que ser compatíveis, ou seja, as idades um tanto
homogêneas;No
inicio, apresentar o projeto passo a passo para os alunos,
explicando como as ações vão se desenvolver;A
primeira carta é sempre “obrigatória” que o aluno escreva já
que será atribuído um valor neste tipo de atividade, as outras,
porém serão opcionais.A
divisão dos nomes deverá ser feito com antecedência pelo
professor, cuidando para que ninguém fique sem ter com quem se
corresponder.Depois
de trocado as primeiras cartas entre os alunos, a ação se
desenvolve naturalmente sem necessidade de ser com a mesma pessoa ou
que toda vez que se fizer as trocas os alunos serem obrigados a
escrever.O
passo seguinte é o encontro das turmas, já que nessa fase eles já
estão curiosíssimos para conhecer seu “pen pal”, ou seja, seu
amigo de correspondência;Combinar
Recursos utilizados
um local bem bonito e apropriado para o encontro: desenvolvendo
várias atividades como: torneio entre os meninos e as meninas de
cada escola, uma competição de danças, brincadeiras diversas,
socialização das turmas e um momento onde poderão conversar uns
com os outros.
Papel
sulfite;
Papel com pauta;Caneta
ou lápis;Cola;
Régua;
02
Ônibus para transportar os alunos para o “encontrão”;Lanche
para passar o dia;Água;
Contrapartida
na entrada do balneário para os alunos carentes;Termo
de compromisso assinado pelos pais autorizando o filho de menor a
participar do encontro;Bola;
Máquina
fotográfica;Filmadora
( se possível );Bloqueador
solar;
Inicio
do projeto: no terceiro bimestre
Término:
encontrão com as quatro turmas dia 24 de setembro;
Programação:
saída as 8h da manhã e chegada ás 16h30minh
Avaliação do projeto ( a ser feita pelos alunos e professor que executou o projeto
e os professores que acompanharam os alunos no encontrão)