sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL...






























































ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA RABELO


PROJETO:
TROCANDO CARTA


Elaborado

por: Leonice Aparecida Leme


Disciplina:
Língua Portuguesa


Público
alvo:
9ºA e 9º B da escola Maria Rabelo
no Bairro Olimpico e 9ºA e 9º C da escola José Veríssimo na
linha 176


Supervisora:
Marlene


Diretora:
Maria Aparecida


Vice
diretora: Neide

A
linguagem é o meio pelo qual o homem se comunica”


Justificativa





Apesar de estarmos vivendo numa era onde a tecnologia se

faz presente e necessária, ainda em lugares afastados dos grandes
centros urbanos esses meios ainda não estão ao alcance de todos.
Sendo assim, os alunos precisam de estímulos para colocarem em
prática o que aprendem na escola, já que cabe a mesma preparar o
educando para o meio social onde está inserido. As propostas
pedagógicas muitas vezes não satisfazem nem incentivam nossos
alunos a produzirem textos e nem de praticar a leitura, visto que
essas propostas encontram-se distantes da realidade deles.



Com base nisso, nós professores que estamos convivendo
diariamente com esta clientela, temos que buscar meios para
desenvolver nos discentes hábitos essenciais para o avanço na sua
aprendizagem, e já que nossa escola ainda não possui um laboratório
com computadores e com internet instalados e suficientes para o
atendimento aos nossos alunos, a carta informal foi um dos meios que
busquei para motivar meus alunos a trocar correspondência com
alunos de outra escola. É o terceiro ano que esse projeto está
sendo executado e em todas as vezes os resultados em relação à
aprendizagem foi fantástica,me motivando a repeti-lo todos os
anos, a fim de proporcionar aos meus alunos oportunidades de estarem
se comunicando com alunos de realidades diferentes, pois uma escola
é urbana e a outra é rural.



Sei que a carta informal será substituída brevemente
pelo Messenger e outros meios de comunicação, porém a experiência
adquirida e a satisfação que os alunos possuem em preparar sua
cartinha, desenhar no envelope, escrever um pensamento, uma poesia,
uma dedicatória ou até mesmo uma advertência em relação à letra
ou a outros probleminhas de ordem ortográfica, vão ser eternizados
e com eles a doce lembrança de momentos tão prazerosos que tiveram
ao se deleitarem à sombra das árvores lendo e relendo as cartinhas
dos colegas.



Objetivos

  • Incentivar
    os alunos a escrever e a ler com prazer;


  • Estimular
    através do recebimento das cartas a reescrita de textos;


  • Elevar
    a auto-estima dos alunos;


  • Conhecer
    a realidade de alunos de uma escola de localidade diferente;


  • Integrar
    alunos com dificuldades de relacionamento;


  • Instigar
    o aluno a melhorar a letra e a se auto- corrigir;


  • Transpor
    a aprendizagem do aluno além dos muros escolares;


  • Conhecer
    e reconhecer um texto informal;


  • Aprender
    a preencher corretamente um envelope distinguindo o remetente do
    destinatário;


  • Saber
    o que significa a sigla CEP e para que serve;


  • Melhorar
    o relacionamento entre aluno X aluno e aluno X professor estreitando
    a relação;


  • Ampliar
    o conhecimento acadêmico e social do aluno, uma vez que o mesmo
    se compromete com o outro;


  • Despertar
    a cidadania entre os alunos, já que os mesmos terão de pensar e
    agir em conjunto para que as ações do projeto se realizem;



Metodologia


  • Fazer
    uma sondagem entre os alunos, por isso é aconselhável desenvolver
    o projeto no segundo ou terceiro bimestre.


  • Procurar
    fazer duplas levando em consideração as características pessoais
    de cada aluno;


  • A
    preferência é que um aluno corresponda com uma aluna, levando em
    consideração que terão mais assuntos para a troca de
    correspondência;


  • As
    turmas terão que ser compatíveis, ou seja, as idades um tanto
    homogêneas;


  • No
    inicio, apresentar o projeto passo a passo para os alunos,
    explicando como as ações vão se desenvolver;


  • A
    primeira carta é sempre “obrigatória” que o aluno escreva já
    que será atribuído um valor neste tipo de atividade, as outras,
    porém serão opcionais.


  • A
    divisão dos nomes deverá ser feito com antecedência pelo
    professor, cuidando para que ninguém fique sem ter com quem se
    corresponder.


  • Depois
    de trocado as primeiras cartas entre os alunos, a ação se
    desenvolve naturalmente sem necessidade de ser com a mesma pessoa ou
    que toda vez que se fizer as trocas os alunos serem obrigados a
    escrever.


  • O
    passo seguinte é o encontro das turmas, já que nessa fase eles já
    estão curiosíssimos para conhecer seu “pen pal”, ou seja, seu
    amigo de correspondência;


  • Combinar
    um local bem bonito e apropriado para o encontro: desenvolvendo
    várias atividades como: torneio entre os meninos e as meninas de
    cada escola, uma competição de danças, brincadeiras diversas,
    socialização das turmas e um momento onde poderão conversar uns
    com os outros.

    Recursos utilizados

  • Papel
    sulfite;



  • Papel com pauta;


  • Caneta
    ou lápis;


  • Cola;


  • Régua;


  • 02
    Ônibus para transportar os alunos para o “encontrão”;


  • Lanche
    para passar o dia;


  • Água;


  • Contrapartida
    na entrada do balneário para os alunos carentes;


  • Termo
    de compromisso assinado pelos pais autorizando o filho de menor a
    participar do encontro;


  • Bola;


  • Máquina
    fotográfica;


  • Filmadora
    ( se possível );


  • Bloqueador
    solar;



Cronograma




Inicio
do projeto: no terceiro bimestre


Término:
encontrão com as quatro turmas dia 24 de setembro;


Programação:
saída as 8h da manhã e chegada ás 16h30minh

Avaliação:

Avaliação do projeto ( a ser feita pelos alunos e professor que executou o projeto
e os professores que acompanharam os alunos no encontrão)