terça-feira, 7 de setembro de 2010

METODOLOGIA

• Fazer uma sondagem entre os alunos, por isso é aconselhável desenvolver o projeto no segundo ou terceiro bimestre.
• Procurar fazer duplas levando em consideração as características pessoais de cada aluno;
• A preferência é que um aluno corresponda com uma aluna, levando em consideração que terão mais assuntos para a troca de correspondência;
• As turmas terão que ser compatíveis, ou seja, as idades um tanto homogêneas;
• No inicio, apresentar o projeto passo a passo para os alunos, explicando como as ações vão se desenvolver;
• A primeira carta é sempre “obrigatória” que o aluno escreva já que será atribuído um valor neste tipo de atividade, as outras, porém serão opcionais.
• A divisão dos nomes deverá ser feito com antecedência pelo professor, cuidando para que ninguém fique sem ter com quem se corresponder.
• Depois de trocado as primeiras cartas entre os alunos, a ação se desenvolve naturalmente sem necessidade de ser com a mesma pessoa ou que toda vez que se fizer as trocas os alunos serem obrigados a escrever.
• O passo seguinte é o encontro das turmas, já que nessa fase eles já estão curiosíssimos para conhecer seu “pen pal”, ou seja, seu amigo de correspondência;
• Combinar um local bem bonito e apropriado para o encontro: desenvolvendo várias atividades como: torneio entre os meninos e as meninas de cada escola, uma competição de danças, brincadeiras diversas, socialização das turmas e um momento onde poderão conversar uns com os outros.